• EMPRESA

  • ESG
  • AGENDAMENTO
  • RESULTADOS
  • MINHA CONTA


Por que o mês histórico da Mulher é comemorado em março

Publicado em 05/03/2021

Em países como os Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, março é dedicado inteiramente ao poder feminino, celebrando o Mês da História da Mulher




Março é o Mês Nacional da História da Mulher, mas como as mulheres fazem história durante o ano todo, isso levanta a questão: por que março? Este mês é significativo para as mulheres ou é apenas um mês escolhido arbitrariamente no calendário?

A resposta envolve um pouco de história e um pouco de coincidência.

De um dia para uma semana e para um mês
O Mês da História da Mulher, que é comemorado nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália em março, e em outubro no Canadá, começou com um único dia. O Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, tem sido celebrado de alguma forma desde 1911. A data foi oficialmente comemorada pelas Nações Unidas em 1975 e, dois anos depois foi reconhecida de forma oficial pela ONU.




Greve de mulheres impulsionada pelo movimento feminista em
Washington D.C., em 1970 - Foto: Library of Congress / CNN Brasil


Na década de 1970, grupos locais e municípios começaram a celebrar a Semana da História da Mulher. De acordo com o Museu Nacional de História da Mulher, baseado na Virgínia, uma das celebrações mais notáveis foi organizada em Santa Rosa, na Califórnia, pela Força-Tarefa de Educação da Comissão do Condado de Sonoma sobre o Status das Mulheres, em 1978.




O movimento foi tão popular que as pessoas começaram a fazer lobby por uma atenção mais formal e, em 1980, o presidente Jimmy Carter designou a primeira Semana Nacional da História da Mulher, oficialmente, começando em 08 de março daquele ano.

Escolas, universidades e governos locais perceberam que esse período permitiu que eles não apenas celebrassem as conquistas das mulheres, mas também olhassem criticamente para a igualdade e as oportunidades das mulheres, e educassem as pessoas sobre a história delas. Era apenas uma questão de tempo antes que a semana se tornasse um mês inteiro.




Passeata do movimento feminista em 2019
Foto: REUTERS


De acordo com a Aliança Nacional da História das Mulheres (organização americana sem fins lucrativos), os estados americanos começaram a declarar todo o mês de março como o Mês da História da Mulher até 1986. No ano seguinte, em março de 1987, o Congresso declarou oficialmente o primeiro Mês da História das Mulher.


Paralelos importantes

Além do Dia Internacional da Mulher, março também conta com alguns marcos importantes para a história feminina.

  • O Título IX, que proíbe a discriminação de gênero em todos os programas de educação financiados pelo governo federal americano, foi aprovado pelo Senado em 1º de março de 1972 e tornou-se lei um ano depois. Os educadores que organizaram a primeira Semana da História da Mulher, alguns anos depois, o fizeram para ajudar as escolas a cumprirem os regulamentos do Título IX.
  • A Emenda de Direitos Iguais, uma emenda constitucional que garante direitos, independentemente do sexo, além daqueles garantidos pela 19ª Emenda, foi aprovada pelo Senado americano em 22 de março de 1972 (e ainda não está totalmente ratificada).
  • No início do século 20, dois eventos significativos de sufrágio das mulheres ocorreram em março. O primeiro grande desfile sufragista aconteceu no Distrito de Washington, em 03 de março de 1913, e o National Woman’s Party, um grupo político dedicado ao sufrágio feminino, foi oficialmente formado em março de 1917.

Pode ser uma coincidência, mas vendo como as manifestações e atos públicos eram parte integrante do movimento sufragista das mulheres, o mês de “março” certamente parece se encaixar perfeitamente.

Por que o mês histórico da Mulher é comemorado em março

Compartilhe:

 

 

Visitas: 382

Fonte: cnnbrasil.com.br

Nossas Unidades

Receba nossos informativos:

Site seguro

https://bioscannc.med.br/ https://bioscannc.med.br/

Escolha a unidade Bio Scan mais próxima de você:

[Norte Capixaba] Linhares
[Norte Capixaba] São Mateus
[Grande Vitória] Campo Grande
[Grande Vitória] Hospital Meridional
[Grande Vitória] Vitória Apart Hospital